3 motivos para ser contra testes em animais

Com base na ultrapassada hipótese de que os animais respondem do mesmo modo que nós seres humanos quando expostos as mesmas substâncias, animais vem sendo utilizados há aproximadamente 300 anos em testes de medicamentos, vacinas, cosméticos e até produtos de limpeza.

Os animais que participam dessas experiências são geralmente cães, ratos, camundongos, hamsters, coelhos e porquinhos da Índia, são criados em viveiros chamados de botéiros e podem nascer, viver e morrer dentro de um mesmo laboratório. Por tanto, os pesquisadores referem-se a eles como “material”, “produtos” e até mesmo “modelos”.

Cruel, arcaica e ineficiente! Veja três motivos para ser contra testes em animais:

1. Testes em animais são extremamente cruéis

Para testar drogas, diversos animais, principalmente roedores, cães, gatos e primatas, são submetidos a inserção de substâncias em seus olhos, inalação forçada de fumaças, implantação de eletrodos em seus cérebros e diversas outras práticas extremamente cruéis e dolorosas.

2. Testes em animais atrasam o desenvolvimento da ciência

Os especialistas ao redor do mundo dividem-se sobre o papel dos testes em animais no progresso cientifico: há os que dizem não haver descobertas importantes para a humanidade sem esse tipo de prática e há os que afirmam que testes em animais impedem que a ciência evolua.

O médico norte-americano Ray Greek deu sua opinião para a Revista Veja em 2010:

“As drogas deveriam ser testadas em computadores, depois em tecido humano e daí sim, em seres humanos. Empresas farmacêuticas já admitiram que essa será a forma de testar remédios no futuro.”

3. Testes em animais são ineficientes

Os cientistas defensores dos testes em animais citam o lucro da industria como principal causador da prática no meio acadêmico e farmacêutico. É obvio que existe uma economia que depende da quantia bilionária investida por ano nesse mercado, porém, ainda segundo o doutor Ray Greek esse dinheiro não está sendo revertido para o bem das pessoas:

“A indústria farmacêutica já divulgou que os remédios normalmente funcionam em 50% da população. É uma média. Algumas drogas funcionam em 10% da população, outras 80%. Mas isso tem a ver com a diferença entre os seres humanos. Então, nesse momento, não temos milhares de remédios que funcionam em todas as pessoas e são seguros. Na verdade, você tem remédios que não funcionam para algumas pessoas e ao mesmo tempo não são seguros para outras. A grande maioria dos remédios que existe no mercado são cópias de drogas que já existem, por isso já sabemos os efeitos sem precisar testar em animais. Outras drogas que foram descobertas na natureza e já são usadas por muitos anos foram testadas em animais apenas como um adendo. Além disso, muitos remédios que temos hoje foram testados em animais, falharam nos testes, mas as empresas decidiram comercializar assim mesmo e o remédio foi um sucesso. Então, a noção de que os remédios funcionam por causa de testes com animais é uma falácia.”

Ao comprar produtos de marcas adeptas aos testes você estará contribuindo para que mais animais sofram diariamente e principalmente para que este sofrimento não tenha fim. Além de cruel a prática é arcaica e muitas vezes ineficaz. Por que não investir em pesquisas que possam substituir essa metodologia? Eu te respondo: por que diariamente as pessoas compactuam com ela, as vezes por desconhecerem ou até mesmo por não se importarem.

Se após o conhecimento desses fatos, você assim como eu, decidiu ser contra o teste em animais, saiba que existem alternativas:

Você é estudante e não quer matar animais em seu curso? Conheça a objeção de consciência: www.1rnet.org/objetando.htm.

Você quer contribuir? Confira essa lista de mascas que realizam testes em animais:

lista-marcas

* Na lista do Modernosas somente empresas que fabricam cosméticos e produtos de higiene pessoal foram citadas, para conhecer a lista completa acesse: http://www.vista-se.com.br/lista/

Após pesquisar, ler opiniões e conhecer os métodos utilizados eu resolvi que não vou mais consumir produtos cosméticos de marcas que praticam testes em animais. E vocês modernosas, o que acham?

Anúncios

10 comentários sobre “3 motivos para ser contra testes em animais

  1. Estou super de acordo. Existem várias técnicas alternativas para esses testes. Como o consumidor simplesmente ignora este fato, as indústrias acomodadas continuam a usar animais.
    Acho que a maioria das pessoas quando pensa em teste com animais, a primeira coisa que vem na cabeça é um ratinho branco no labirinto. Quando o caso dos beagles foi divulgado… daí o povo ficou revoltadinho.
    Não importa se é cachorro, gato, papagaio, barata… (tá, barata pode), são seres vivos e eles sofrem 😦

    Curtido por 2 pessoas

  2. Eu sou completamente contra testes em animais desde que os cientistas descobriram técnicas alternativas, é muito sofrimento para os bichinhos e desnecessário como você bem apresentou nos argumentos acima. Tem muita gente quem me crítica por eu ser contra e tentar usar o mínimo de produtos que testam, mas é a minha consciência, eu não me sinto bem usando tais produtos.
    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    Curtido por 2 pessoas

  3. Sou igualmente contra testes em animais. Para mim basta-me pensar que eles sofrem. Espero que evolua rapidamente a forma de testar para isto que citaste: “As drogas deveriam ser testadas em computadores, depois em tecido humano e daí sim, em seres humanos. Empresas farmacêuticas já admitiram que essa será a forma de testar remédios no futuro.”
    Mas não vou deixar de consumir uma marca por isso. Se formos a pensar nestas coisas, quantos medicamentos usamos e vamos usar que foram testados em pessoas que não o consentiram? Estou a ler o livro Cobaias Humanas e é tão desumano como algumas empresas farmacêuticas se aproveitam da pobreza (por exemplo em alguns paises africanos) para testar os medicamentos e pior para fazer estudos ao efeito placebo.
    A maioria das empresas têm ou fizeram algo com o qual não concordamos. Mas temos de consumir alguma…que tampões iria usar se tanto a tampax como a ob realizam testes em animais?
    Beijocas, gostei do texto, bastante consciente. *

    Curtir

  4. Realmente deixar de usar todos os produtos de marcas que fazem testes em animais é um absurdo, até por que todos ou quase todos os medicamentos são produzidos dessa forma, mas se pensarmos nos produtos de beleza essa decisão pode se modificar um pouco. Na minha opinião a fabricação de um cosmético não é tão critico ao ponto de precisar de animais, por isso decidi que vou banir quaisquer produto de beleza que esteja ligada a este teste. Até por que muitas marcas muito boas e conscientes já não utilizam a prática: Natura, O boticário, dentre outras.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sim em cosméticos talvez seja possivel…e eu gosto bastante da natura e do boticário, por exemplo. Vou pesquisar então mais marcas de cosméticos que não fazem testes em animais 🙂 e vou ver se consigo viver só com elas.
    Beijocas querida

    Curtido por 1 pessoa

  6. Concordo totalmente com você!
    Nós, que amamos animais, só temos que lamentar isso.. é muito triste ver que mesmo com tanta tecnologia, esses testes continuam sendo feitos.
    Fico até orgulhosa quando vejo em uma embalagem a informação de que a marca não faz testes em animais! Por outro lado é triste saber que isso é a minoria.. a lista de empresas que fazem os testes é gigante =(

    Legal conhecer seu blog, tô seguindo!
    Beijoss

    Curtir

  7. Sou contra, totalmente contra o teste em animais. Infelizmente muito do que se produz hoje tanto em cosméticos como remédios e etc são feitos testes com animais, é um absurdo fazê-los sofrerem em benefício dos humanos.
    Sinceramente? Por que ao invéz de fazerem em animais não fazem nos próprios humanos, não? Afinal (tirando os remédios que também são usados em animais) os animais não usam cosméticos como batom,sombra e etc, e talvez assim, o humano entendesse a dor que eles sentem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s