Seja parte importante da vida de alguém. Doe órgãos!

A campanha da Reborn to Be Alive, uma ONG belga que incentiva a doação de órgãos foi uma das mais criativas dos últimos tempos e campanhas simples, sem grandes produções ou soluções gráficas sempre foram minhas preferidas.

Pular do telhado para mergulhar na piscina, descer a ladeira em um carrinho de rolimã, brincar com eletricidade na água e outras idiotices são frequentemente divulgadas na internet e foram exatamente esses momentos que a agência Duval Guillaume relatou na campanha, todas com uma mensagem bem humorada: “8 de seus órgãos podem ser doados. Para a nossa sorte, o cérebro não é um deles”.

reborn1_aotw

reborn2_aotw

reborn3_aotw

Com imagens divertidas de pessoas fazendo coisas não muito inteligentes e um vídeo tão interessante quanto, a peça publicitária vem chamando atenção na internet e deixa uma mensagem muito clara: antes de fazer qualquer estupidez, lembre-se de ser doador de órgãos.

Ok, agora falando sério, o que preciso fazer para ser um doador de órgãos? A legislação brasileira sobre o processo de doação de órgãos e tecidos e os transplantes estabelece que somos todos doadores de órgãos desde que após a nossa morte um familiar (até segundo-grau de parentesco) autorize, por escrito, a retirada dos órgãos. Por tanto não basta querer ser doador, você deve expor aos seus familiares esse desejo. Qualquer pessoa pode ser doadora e nenhum documento precisa ser registrado.

Dia 24 de setembro foi o Dia Nacional de Doação de Órgãos, para reforçar a campanha o Ministério da saúde desenvolveu aplicativo que faz interface com o Facebook e notifica os familiares automaticamente. Ou seja, em um clique a pessoa se declara doadora de órgãos e informa toda a família, além de poder adicionar o laço verde – símbolo mundial da doação – à foto de seu perfil na rede social.

Os meus familiares sabem que sou uma doadora de órgãos e vocês, vão aderir a campanha?

Anúncios

8 comentários sobre “Seja parte importante da vida de alguém. Doe órgãos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s